Blog

Caso Americanas: como o rombo financeiro passou para um nível judicial

No começo de 2023, a varejista Lojas Americanas anunciou uma dívida de cerca de R$ 40 bilhões. A comunicação do problema financeiro se deu com um anúncio de Sérgio Rial, então CEO da empresa que esteve no cargo por menos de um mês – após perceber tais inconsistências contábeis, Rial renunciou ao cargo. Atualmente, o processo está em nível judicial, após pedido de Tutela de Urgência e de Recuperação Judicial. Entenda:

Após o anúncio da dívida bilionária, o mercado que envolve a varejista passou por certa instabilidade, rodeado de diversas dúvidas. A pergunta que se destaca logo após o anúncio é, certamente: a empresa irá falir? Nesse contexto, e diante das pressões dos credores, as Lojas Americanas tomou, como uma das providências do plano de ação, o pedido de uma Tutela de Urgência, passando o processo para um nível jurídico.

Uma Tutela de Urgência é uma medida judicial que visa proteger um direito ameaçado de forma imediata, sem a necessidade de aguardar a conclusão do processo. No caso das Lojas Americanas, é possível que a empresa tenha solicitado a Tutela de Urgência para evitar que credores iniciassem processos de execução contra a empresa antes que ela pudesse apresentar um plano de recuperação judicial.

Logo em seguida, a varejista protocolou um pedido de Recuperação Judicial. A recuperação judicial é um processo judicial previsto pela Lei de Falências e Recuperação de Empresas (Lei nº 11.101/2005) que visa permitir a reorganização econômica e financeira de empresas que estejam em dificuldades financeiras. A recuperação judicial é uma alternativa à falência, e tem como objetivo evitar que a empresa seja liquidada e seus ativos vendidos para pagar credores.

Durante o processo de recuperação judicial, a empresa pode apresentar um plano de reestruturação de dívidas e negociação com seus credores. Se o plano for aceito pela maioria dos credores e homologado pelo juiz responsável pelo processo, a empresa poderá se reorganizar financeiramente e continuar suas operações.

Não é possível dizer se houve alguma fraude ou crime financeiro. O futuro da companhia ainda é incerto e, por enquanto, será necessário acompanhar o processo. Para entender um pouco mais sobre crimes econômicos empresariais e como se defender, confira aqui.

Rating_Text
Com base em 106 avaliações
Saturnino Marcos
Saturnino Marcos
27/12/2023
Ótima!
Luiz Claudio Machado
Luiz Claudio Machado
08/11/2023
Dr. Leonardo foi excelente em solucionar a demanda, dando toda a atenção para o meu caso, o que foi fundamental para a vitória.
Thais Silva
Thais Silva
06/11/2023
Excelente advogado! Além de ser super profissional, confiável, sempre disponível, esclarece todas as dúvidas.
Adailton Eleutério
Adailton Eleutério
06/11/2023
Parabéns pela competência, profissionalismo e dedicação.
Brenda Silvinha
Brenda Silvinha
06/11/2023
Advogado extremamente solícito, claro em suas informações e objetivo em todas as circunstâncias.
Kelly Cristina
Kelly Cristina
28/10/2023
Cordialidade,clareza e objetividade ao longo de toda a sessão, demonstrando preparação e prestando o suporte necessário para o cliente.
Marcos Heringer
Marcos Heringer
25/10/2023
Dr. Leonardo demonstrou-se muito técnico e experiente em apresentar soluções que nos tranquilizam.
Douglas Cabido
Douglas Cabido
31/08/2023
Dr. Leonardo sempre prestativo e ágil no atendimento.Ganhamos a causa e toda a resolução foi super rápida.Super profissional.
Thiago Gonçalves de Souza
Thiago Gonçalves de Souza
29/08/2023
Doutor Leonardo excelente profissional, atencioso, dedicado e especialista na sua área de atuação.
Thiago Coutinho
Thiago Coutinho
29/08/2023
Excelente. Extremamente profissional. Responde muito rapidamente a e-mail e mensagens. Tem conhecimento do serviço que presta. Disciplinado e organizado. Excelente comunicação e explicação das estratégias e formas de atuação. Recomendo.