Dúvidas Frequentes

1) Você atende pessoas que não sejam de BH?

Sim! Atendemos clientes de todo o Brasil – para o que não estejam em Belo Horizonte, trabalhamos remotamente, principalmente através de videoconferências. A atuação remota não possui prejuízo nenhum em relação à presencial, inclusive tendo em vista que os processos tramitam digitalmente.

2) Como é feito o atendimento?

O atendimento é feito de forma presencial, por videoconferência, mensagem ou por ligação. O que for possível e mais conveniente para o cliente. Primeiramente, pedimos todos os dados disponíveis sobre o caso. Após isso, em conversa com o cliente, trabalhamos na melhor estratégia de defesa e/ou solução.

3) O primeiro contato já é pago? Posso esclarecer dúvidas antes de contratar um advogado?

O primeiro contato não é cobrado. Você poderá conversar com o advogado e explicar sua situação. Após isso, você receberá uma proposta de trabalho com todas as informações e valores. Em todos os contatos, prezamos pela clareza de informações, para que o cliente saiba exatamente qual será o trabalho oferecido.

4) Como funciona o trabalho de consultoria?

O trabalho de consultoria pode ter por objetivo a prevenção de danos futuros ou mesmo a orientação jurídica sobre a melhor forma de agir, em decorrência de algum problema já existente. Neste trabalho, é fundamental o envio de toda a documentação pertinente e a explanação pelo cliente, mais completa possível, de toda a situação fática, para que o advogado possa compreender por completo o ocorrido.

5) Qual a diferença entre processo judicial, inquérito policial e processo administrativo?

Processo judicial é aquele conduzido pelo juiz. Nele, as partes são citadas e intimadas para apresentação de defesas, comparecimento de audiências e produção de provas, sendo a presença do advogado obrigatória (em regra). Por sua vez, inquéritos são procedimentos de investigação que tramitam perante a Delegacia de Polícia e são conduzidos pelo delegado. Já o processo administrativo é aquele que tramita, em regra, perante órgãos públicos. Este último possui um rito definido, a depender do órgão público, e ainda não foi judicializado.

6) Como funciona o trabalho do advogado em inquéritos e processos administrativos?

Mesmo não se tratando de processo judicial, a atuação do advogado em inquéritos e processos administrativos possui imensa relevância estratégica para o cliente. O acompanhamento em depoimentos, a elaboração de petições e sugestões de produção de provas são exemplos de atuações que buscam prevenir danos futuros e construir, desde o início do problema, a estratégia de defesa mais consistente.

7) Como funciona o trabalho do advogado em ações judiciais?

Em ações judiciais, o advogado deverá apresentar todas as defesas e argumentos jurídicos pertinentes para a estratégia do cliente. Após a citação, que corresponde ao ato jurídico que convoca a pessoa para o processo, a parte deverá apresentar sua defesa e suas provas, que serão analisadas e julgadas pelo juiz.

8) O que são recursos e como funciona o trabalho do advogado nessas situações?

Recursos são defesas apresentadas pelo advogado contra decisões ou sentenças que foram desfavoráveis ao cliente. Nessa situação, a atuação deve ser rápida e eficiente, tendo em vista a existência de prazos que devem ser cumpridos. Os recursos poderão ser julgados pelos Tribunais estaduais, federais ou superiores, localizados em Brasília.

9) A atuação do advogado limita-se à elaboração de petições?

Não! O bom advogado não apenas elabora petições jurídicas e as anexa aos processos (judiciais, inquéritos ou administrativos). Ele deve agir de forma ágil e eficiente, comparecendo em secretarias e gabinetes, na medida do possível, com o objetivo de acelerar o procedimento (quando for o caso) e reafirmar as teses defensivas junto aos órgãos públicos. Embora não sejam obrigatórias, o advogado que toma tais atitudes amplia as chances de defender os interesses de seu cliente.

10) Como são prestadas as informações sobre os processos aos clientes?

É dever do advogado e direito do cliente sempre ser informado de todas as movimentações processuais, novidades do caso e petições a serem protocoladas. O cliente deve ter conhecimento de tudo que acontece no seu processo, para que nunca haja dúvidas sobre a estratégia adotada em seu caso.

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Com base em 106 avaliações
Saturnino Marcos
Saturnino Marcos
27/12/2023
Ótima!
Luiz Claudio Machado
Luiz Claudio Machado
08/11/2023
Dr. Leonardo foi excelente em solucionar a demanda, dando toda a atenção para o meu caso, o que foi fundamental para a vitória.
Thais Silva
Thais Silva
06/11/2023
Excelente advogado! Além de ser super profissional, confiável, sempre disponível, esclarece todas as dúvidas.
Adailton Eleutério
Adailton Eleutério
06/11/2023
Parabéns pela competência, profissionalismo e dedicação.
Brenda Silvinha
Brenda Silvinha
06/11/2023
Advogado extremamente solícito, claro em suas informações e objetivo em todas as circunstâncias.
Kelly Cristina
Kelly Cristina
28/10/2023
Cordialidade,clareza e objetividade ao longo de toda a sessão, demonstrando preparação e prestando o suporte necessário para o cliente.
Marcos Heringer
Marcos Heringer
25/10/2023
Dr. Leonardo demonstrou-se muito técnico e experiente em apresentar soluções que nos tranquilizam.
Douglas Cabido
Douglas Cabido
31/08/2023
Dr. Leonardo sempre prestativo e ágil no atendimento.Ganhamos a causa e toda a resolução foi super rápida.Super profissional.
Thiago Gonçalves de Souza
Thiago Gonçalves de Souza
29/08/2023
Doutor Leonardo excelente profissional, atencioso, dedicado e especialista na sua área de atuação.
Thiago Coutinho
Thiago Coutinho
29/08/2023
Excelente. Extremamente profissional. Responde muito rapidamente a e-mail e mensagens. Tem conhecimento do serviço que presta. Disciplinado e organizado. Excelente comunicação e explicação das estratégias e formas de atuação. Recomendo.