Sim! Atendemos clientes de todo o Brasil – para o que não estejam em Belo Horizonte, trabalhamos remotamente, principalmente através de videoconferências. A atuação remota não possui prejuízo nenhum em relação à presencial, inclusive tendo em vista que os processos tramitam digitalmente.
O atendimento é feito de forma presencial, por videoconferência, mensagem ou por ligação. O que for possível e mais conveniente para o cliente. Primeiramente, pedimos todos os dados disponíveis sobre o caso. Após isso, em conversa com o cliente, trabalhamos na melhor estratégia de defesa e/ou solução.
O primeiro contato não é cobrado. Você poderá conversar com o advogado e explicar sua situação. Após isso, você receberá uma proposta de trabalho com todas as informações e valores. Em todos os contatos, prezamos pela clareza de informações, para que o cliente saiba exatamente qual será o trabalho oferecido.
O trabalho de consultoria pode ter por objetivo a prevenção de danos futuros ou mesmo a orientação jurídica sobre a melhor forma de agir, em decorrência de algum problema já existente. Neste trabalho, é fundamental o envio de toda a documentação pertinente e a explanação pelo cliente, mais completa possível, de toda a situação fática, para que o advogado possa compreender por completo o ocorrido.
Processo judicial é aquele conduzido pelo juiz. Nele, as partes são citadas e intimadas para apresentação de defesas, comparecimento de audiências e produção de provas, sendo a presença do advogado obrigatória (em regra). Por sua vez, inquéritos são procedimentos de investigação que tramitam perante a Delegacia de Polícia e são conduzidos pelo delegado. Já o processo administrativo é aquele que tramita, em regra, perante órgãos públicos. Este último possui um rito definido, a depender do órgão público, e ainda não foi judicializado.
Mesmo não se tratando de processo judicial, a atuação do advogado em inquéritos e processos administrativos possui imensa relevância estratégica para o cliente. O acompanhamento em depoimentos, a elaboração de petições e sugestões de produção de provas são exemplos de atuações que buscam prevenir danos futuros e construir, desde o início do problema, a estratégia de defesa mais consistente.
Em ações judiciais, o advogado deverá apresentar todas as defesas e argumentos jurídicos pertinentes para a estratégia do cliente. Após a citação, que corresponde ao ato jurídico que convoca a pessoa para o processo, a parte deverá apresentar sua defesa e suas provas, que serão analisadas e julgadas pelo juiz.
Recursos são defesas apresentadas pelo advogado contra decisões ou sentenças que foram desfavoráveis ao cliente. Nessa situação, a atuação deve ser rápida e eficiente, tendo em vista a existência de prazos que devem ser cumpridos. Os recursos poderão ser julgados pelos Tribunais estaduais, federais ou superiores, localizados em Brasília.
Não! O bom advogado não apenas elabora petições jurídicas e as anexa aos processos (judiciais, inquéritos ou administrativos). Ele deve agir de forma ágil e eficiente, comparecendo em secretarias e gabinetes, na medida do possível, com o objetivo de acelerar o procedimento (quando for o caso) e reafirmar as teses defensivas junto aos órgãos públicos. Embora não sejam obrigatórias, o advogado que toma tais atitudes amplia as chances de defender os interesses de seu cliente.
É dever do advogado e direito do cliente sempre ser informado de todas as movimentações processuais, novidades do caso e petições a serem protocoladas. O cliente deve ter conhecimento de tudo que acontece no seu processo, para que nunca haja dúvidas sobre a estratégia adotada em seu caso.